Melhoria

Trapiche começa a ser recuperado

Trabalho conta com a participação das secretarias de Desenvolvimento Rural, Obras e Pavimentação, Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana e Sanep

O trapiche do Laranjal, interditado por ação preventiva da Defesa Civil, passa por recuperação com a realização de trabalho conjunto das secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR), Obras e Pavimentação (Smop), Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) e Sanep. Considerado ponto turístico e utilizado para descanso, lazer e pesca, local passa por intervenções que abrangem a estrutura, o assoalho e os guarda-corpos.

O secretário de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Jacques Reydams, esclarece que a Secretaria, após o trapiche ter sido atingido por adversidades climatológicas e interditado pela Defesa Civil, elaborou relatório sobre as condições das estruturas. Com base nos dados, foi desencadeada a força-tarefa de recuperação do local.

A primeira etapa é a substituição de 15 estacas de sustentação e implantação do sistema de travamento, com travessas de madeira entre os esteios, para tirar a sensação de balanço. Reydams lembra que, há oito anos, quando o trapiche passou por reforma, foram construídas áreas de contemplação (apêndices) a cada 70 metros da estrutura, para dar maior rigidez. Agora, as travessas reduzirão ainda mais a mobilidade.

Depois do trabalho na estrutura de sustentação, será a vez do assoalho, com a substituição de madeiramento, onde for necessário. A seguir, os guarda-corpos passarão por avaliação.

Espaço para a pesca

No final do trapiche, 60 metros são destinados à pesca, a partir da casa de abrigo, estar e contemplação. Desses, dez metros serão liberados para uso, após as obras, e 50 permanecerão interditados. Reydams informa que o espaço que permanecerá sob interdição será liberado posteriormente.

O Setor de Pontes da SDR coordena as ações de recuperação do trapiche, cujas intervenções são realizadas com equipe da Secretaria de Obras e Pavimentação.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Egressa da UCPel elabora aplicativo para automação Anterior

Egressa da UCPel elabora aplicativo para automação

Zona Sul deve colher mais de 900 hectares de melancia Próximo

Zona Sul deve colher mais de 900 hectares de melancia

Deixe seu comentário